Agrião e Rúcula: quais são os benefícios que essas folhas trazem para a saúde?

Agrião e Rúcula: quais são os benefícios que essas folhas trazem para a saúde?
3 de abril de 2017
Molho de rúcula - foto de acervo

Rúcula Foto: iStock mariusFM77

Por Abykeyla Mellisse Tosatti

As duas são boas fontes de vitaminas e minerais

Agrião - foto de acervo

Agrião Foto: iStock AlasdairJames

Os verdinhos devem fazer parte da alimentação sempre! Os vegetais folhosos, além de fornecerem vitaminas, minerais e outros componentes bioativos – polifenóis, isoflavonas, resveratrol, catequinas, carotenoides - que oferecem benefícios para o organismo, são ricos em fibras e dispõem de alto teor de água que ajudam a hidratar. Sendo assim, colaboram com o bom funcionamento do intestino, diminuem a absorção da gordura dos alimentos e o índice glicêmico, aumentam a saciedade e, de quebra, apresentam baixa caloria.

Entre os nutrientes que os vegetais contém, o fósforo, com destaque para o agrião, possui como uma das suas mais importantes funções a formação e mineralização da matriz orgânica do osso. O potássio, visto em doses mais notáveis no agrião, apresenta um papel atenuante na hipertensão arterial e na resistência à insulina.

O agrião ganha em disparada na quantidade de Luteína - um carotenóide que protege os tecidos do olho contra danos causados pela luz solar. Dos principais benefícios associados à luteína, além das evidências na redução do risco de desenvolvimento da degeneração macular relacionada à idade (DMRI), destacam-se os efeitos benéficos na proteção contra a aterosclerose, a catarata, o câncer e outras doenças.

(Os valores se referem a 1 xícara de chá do alimento cru)
Rúcula Agrião
Água 7,34 g 23,78 g
Energia 2 Kcal 3 Kcal
Proteína 0,21 g 0,58 g
Carboidratos 0,29 g 0,32 g
Fibras 0,1 g 0,1 g
Cálcio 13 mg 30 mg
Ferro 0,12 mg 0,05 mg
Magnésio 4 mg 5 mg
Fósforo 4 mg 15 mg
Potássio 30 mg 83 mg
Sódio 2 mg 10 mg
Zinco 0,04 mg 0,03 mg
Manganês 0,026 mg 0,061 mg
Vitamina C 1,2 mg 10,8 mg
Colina 1,2 mg 2,3  mg
Vitamina A 10 µg 40 µg
Betacaroteno 114 µg 479 µg
Vitamina K 8,7 µg 62,5 µg
Luteína + zeaxantina 284 µg 1442 µg

 Referencias:

- JODAS, E. M. M. G.; VOLTERA, A. F.; GINOZA, M.; KOHLMANN JUNIOR, O.; SANTOS, N. B.; CESARETTI, M. L. R. Efeito do exercício físico e suplementação de potássio sobre a pressão arterial, metabolismo glicídico e albuminúria de ratos hipertensos. J. Bras. Nefrol., São Paulo, v.36, n. 3, p. 271-279, jul./set. 2014.

-LITZ, F. H. Biodisponibilização do fósforo, incremento de energia e digestibilidade de nutrientes na dieta de frangos de corte contendo exoenzima fitase. 2013. 51f. Dissertação (Mestrado em Ciências Veterinárias) – Faculdade de Medicina Veterinária - UFU, Uberlândia, 2013.

- STRINGHETA, P. C.; NACHTIGALL, A. M.; OLIVEIRA, T. T.; RAMOS, A. M.; SANT'ANA, H. M. P.; GONÇALVES, M. P. J. C. Luteína: propriedades antioxidantes e benefícios à saúde. Alim. Nutr., Araraquara v.17, n.2, p.229-238, abr./jun. 2006

-Tabela de Composição Química dos Alimentos  - Link: http://tabnut.dis.epm.br/

 

 

 

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