Ambiente obesogênico – oportunidades de intervenção

Ambiente obesogênico – oportunidades de intervenção
31 de março de 2016
Crédito da foto: Stock Royalty-Free

Crédito da foto: Stock Royalty-Free

Embora a obesidade seja um problema de saúde pública que afeta diversas faixas etárias, é entre crianças e adolescentes que ela desempenha um papel mais importante devido à complexidade do tratamento, à alta probabilidade de persistência na vida adulta e à associação com outras doenças não transmissíveis com início precoce. O ambiente é um componente principal da gênese e dos resultados no futuro próximo ou em um prazo mais longo. A modificação do consumo de alimentos de alta densidade, pular refeições e o alto consumo de gordura saturada, açúcar e sal, associados aos altos níveis de sedentarismo, são as principais causas da obesidade.

As oportunidades de intervenção estão relacionadas a modificações nos cenários político, ambiental e individual. Atividades escolares e físicas no ambiente educacional são intercaladas com intervenção alimentar em uma educação contínua. Uma análise crítica de alguns cenários diferentes é apresentada em países latino-americanos.

Para ver o artigo na íntegra clique aqui

Referência: Mauro Fisberg, Priscila Maximino, Juliana Kain, Irina Kovalskys. Obesogenic environment – intervention opportunities. doi:10.1016/j.jped.2016.02.007

Postado em Saúde e Nutrição por Aby Tosatti | Tags: