Mais frutas, verduras e legumes para o bem-estar mental!

Mais frutas, verduras e legumes para o bem-estar mental!
28 de junho de 2017
Assorted vegetables in shopping basket

Crédito da foto: Getty images

Por Abykeyla Mellisse Tosatti

Frutas e legumes são fundamentais para uma alimentação saudável, contudo, seus benefícios vão além da saúde física. Um estudo da  Universidade de Otago, na Nova Zelândia, mostrou que acrescentar diariamente mais frutas e vegetais às refeições, pode melhorar o bem-estar psicológico em menos de 2 semanas. Os autores recrutaram 171 estudantes (67% mulheres, entre 18 e 25 anos), que foram divididos em três grupos. Os participantes do grupo 1 mantiveram seus padrões habituais de alimentação; os do grupo 2 recebiam lembretes via mensagem de texto como incentivo para consumir mais frutas e legumes, e também ganharam um voucher para comprar esses alimentos; os do grupo 3 receberam duas porções diárias adicionais de frutas, verdura e legumes – incluindo cenouras, kiwis, maçã, laranja - para consumir junto com suas dietas normais. No início e no final do estudo, os participantes foram submetidos a avaliações psicológicas que avaliaram humor, vitalidade, motivação, sintomas de depressão e ​ansiedade, e outros determinantes da ​saúde mental e de bem-estar. Em apenas 14 dias, os autores notaram que apenas os integrantes contemplados com o kit de frutas, verduras e legumes (FVL) comeram 3,7 porções desses itens e demonstraram maior vitalidade e motivação, enquanto os integrantes dos outros grupos consumiram, em média, 2,8 porções diárias. Contudo, não foram encontradas alterações nos sintomas de depressão, ansiedade ou humor. Na verdade, os participantes do grupo que recebeu o kit de FVL, ainda ficaram aquém da recomendação, que são 5 porções de frutas e hortaliças por dia, de acordo com a Organização Mundial da Saúde.

“Outros estudos que avaliam os padrões alimentares e a depressão foram longos, sendo assim, possíveis melhorias no bem-estar podem ser estabelecidas a longo prazo, porém o nosso durou apenas 14 dias”, observam os autores.

Referências:
Tamlin S. Conner, Kate L. Brookie, Anitra C. Carr, Louise A. Mainvil, Margreet C. M. Vissers. Let them eat fruit! The effect of fruit and vegetable consumption on psychological well-being in young adults: A randomized controlled trial. PLoS ONE. February 3, 2017  (Free)

 

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