Obesidade e seus efeitos na saúde continua a crescer em todo o mundo

Obesidade e seus efeitos na saúde continua a crescer em todo o mundo
29 de setembro de 2017
Hugged couple at the sunshine

Crédito da Foto: Getty images

Por Abykeyla Mellisse Tosatti/para Nutrociência

Que medidas específicas podemos tomar contra esta ameaça à saúde?

Embora a pandemia da obesidade tem recebido bastante atenção em muitos países, os efeitos dessa atenção sobre as tendências e a carga da doença da obesidade permanecem incertos. O grupo de estudiosos do  Global Burden of Disease usaram os dados e métodos do estudo Carga Global de Doença (GBD) para analisar ​​dados de 68,5 milhões de pessoas de 195 países e para avaliar as tendências na prevalência de sobrepeso e obesidade em crianças e adultos entre 1980 e 2015.

A equipe estima que cerca de 110 milhões de crianças e 600 milhões de adultos eram obesas, em todo o mundo, no ano de 2015, com prevalência de 5% e 12%, respectivamente. “Embora a prevalência de obesidade entre as crianças tem sido menor do que entre os adultos, a taxa de aumento da obesidade infantil, em muitos países, tem sido maior do que a taxa de aumento da obesidade adulta”, esclarecem os autores. Em todas as idades, as mulheres eram mais propensas a ser obesas do que os homens. De acordo com o grupo de autores, de 1980 a 2015, a prevalência de obesidade em crianças e adultos dobrou em 73 países, e tem aumentado continuamente na maioria dos outros países.  O Índice de Massa Corporal (IMC) elevado foi responsável por 4 milhões de mortes no mundo todo, quase 40% delas ocorreram em pessoas que não eram obesas. Mais de dois terços das mortes relacionadas ao IMC elevado foram devidos a doença cardiovascular.

É necessário pensar e repensar sobre como podemos construir comunidades saudáveis ​​e trabalhar contra esta ameaça à saúde, orientando a população a praticar atividade física regularmente e a ter hábitos de vida e alimentação saudáveis.

Referencia:
The GBD 2015 Obesity Collaborators.Health effects of overweight and obesity in 195 countries over 25 yearsN Engl J Med 2017 Jul 6; 377:13.

Thumbnail Digital Object

Os efeitos do sobrepeso e obesidade  na saúde (Vídeo) 

Postado em Saúde e Nutrição por Aby Tosatti | Tags: