Suco de laranja x Perda de peso

Suco de laranja x Perda de peso
25 de junho de 2017
Fresh orange juice

Crédito da foto: Getty images

 Por Abykeyla Mellisse Tosatti

Um estudo da Universidade Estadual Paulista (UNESP), em Araraquara, São Paulo, mostrou que o consumo diário do suco de laranja (natural)  pode contribuir com padrões metabólicos melhores e ser um aliado do controle do peso em adultos. Os autores recrutaram 78 indivíduos obesos (idade média de 36 anos), que foram divididos em dois grupos: o grupo intervenção foi submetido a uma dieta de baixo teor calórico que incluía 500ml de suco de laranja por dia, enquanto o grupo controle também recebeu a dieta, mas não ingeriu a bebida. Após 12 semanas, ambos os grupos mostraram resultados semelhantes em relação ao peso corporal, IMC, massa magra, massa gorda, gordura corporal, relação cintura-quadril. A diferença é que os participantes que beberam suco de laranja apresentaram baixa resistência à insulina, níveis menores de colesterol total ​e proteína C reativa de alta sensibilidade em comparação com o grupo de participantes que não consumiram o suco. O consumo de energia e nutrientes foi semelhante entre os dois grupos, mas a vitamina C e o folato aumentaram após a introdução do suco de laranja. “O consumo de suco de laranja diariamente, acompanhado de uma dieta de baixo calor calórico não inibe a perda de peso, e melhora a sensibilidade à insulina, o perfil lipídico, o estado inflamatório e contribui nutricionalmente para a qualidade da alimentação”, concluem os autores.

Referência:
Carolina Ribeiro, Grace Dourado, Thais Cesar. Orange juice allied to a reduced-calorie diet results in weight loss and ameliorates obesity-related biomarkers: A randomized controlled Trial. Nutrition 38 (2017) 13–19 (FREE)

 

 

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