As crianças nascidas por cesariana apresentam um risco maior de se tornarem obesas no futuro, se comparadas com crianças nascidas por parto normal, sugere um estudo da universidade de Harvard, publicado no JAMA Pediátrico.
Changzheng e colaboradores investigaram o risco de obesidade entre os nascimentos tanto por cesariana e por parto normal, em 22.068 crianças.
Neste grande estudo prospectivo, as mulheres que tiveram cesarianas, apresentaram índice de massa corporal pré-gestacional superior e eram mais propensas a terem diabetes gestacional e pré-eclâmpsia”, concluem os autores. “Esses resultados demonstraram que entre as famílias, as crianças nascidas por cesariana, 64% eram mais propensas a serem obesas, do que seus irmãos nascidos por parto normal”, afirmam.
Clique aqui para ler o artigo na íntegra (em inglês)
Referencia: Changzheng Yuan, Audrey J. Gaskins, Arianna I. Blaine, Cuilin Zhang, Matthew W. Gillman, Stacey A. Missmer, Alison E. Field, Jorge E. Chavarro. Association Between Cesarean Birth and Risk of Obesity in Offspring inChildhood, Adolescence, and Early Adulthood. JAMA Pediatr. 2016
Comentarios